Criar uma Loja Virtual Grátis
Candidato renuncia em Batalha e esposa assume;Veja
Candidato renuncia em Batalha e esposa assume;Veja

07-10-2012 09:52

Diário do PiauíAntonio Lages (PSB), desistiu de sua candidatura a prefeito. Sua esposa, Teresinha Lages (PSB), já foi registrada como substituta no pleito. A mudança foi oficializada ainda na última sexta-feira (5).

Lages teve o registro deferido pela 45ª Zona Eleitoral e também pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI. No entanto, adversários ingressaram com recurso para que a candidatura fosse barrada, alegando falta de quitação eleitoral e uma multa pendente superior a R$ 169 mil.

Na quinta-feira (4), em decisão monocrática, o ministro Dias Toffoli aceitou os argumentos dos opositores e indeferiu o registro de Lages. O caso ainda terá de ser julgado pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral - TSE -, mas o candidato preferiu não correr o risco de esperar a decisão.

Troca-troca sem mudanças na urna

Com esse caso, já são seis as renúncias de candidatos a prefeito desde a última quinta-feira, na reta final das eleições. 
 
Nos outros cinco casos - em Brasileira, Luzilândia, Parnaguá, Esperantina e Milton Brandão -, os candidatos também tiveram registro indeferido e mantinham a candidatura somente por terem recorrido da decisão. Se o julgamento em última instância fosse negativo, seus votos na eleição de domingo seriam anulados. 
Nos seis casos, não houve tempo para a troca do nome e foto na urna eletrônica. O eleitor deverá votar no mesmo candidato impugnado, mas quem receberá o voto é o substituto.
 
Todos os candidatos substitutos ainda serão julgados pela Justiça Eleitoral e precisam ter seus nomes deferidos.
Diário do Piauí

FONTE: Cidade Verde  |  EDIÇÃO: Fabrício Vieira