10-08-2012 11:26
A disputa pela Prefeitura de Oeiras está acirrada com os dois principais candidatos a prefeito, Lukano Sá (PSB) e Tapety Neto (PMDB), empatados tecnicamente.Pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte aponta que Lukano Sá tem 46,67% das intenções de voto estimuladas para a Prefeitura de Oeiras e o ex-prefeito Tapety Neto tem 41,67% das intenções de voto estimuladas.
O candidato do PT à Prefeitura de Oeiras, Edmilson Carvalho (PT) tem 5,67% das intenções de voto estimuladas e o candidato do PSOL, Carlão, tem 1% das manifestações de voto estimuladas. Os eleitores indecisos representam 4% e os que querem votar nulo ou branco são 1% dos eleitores entrevistados.
O diretor presidente do Instituto Amostragem, o estatístico e professor de Bioestatística do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí, João Batista Teles, afirmou que Lukano Sá e Tapety Neto estão tecnicamente empatados porque a margem de erro da pesquisa é de 5,54% para mais ou para menos.
A pesquisa Instituto Amostragem e Sistema Integrado Meio Norte foi realizada entre os dias 3 e 4 de agosto com 300 eleitores a partir dos 16 anos de idade em bairros e povoados da zona rural de Oeiras.
A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí com o número PI 00137/2012- TRE/PI.
Lujkano Sá e Tapety Neto também estão empatados na pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea (Sem que os entrevistadores ofereçam nomes para o eleitor apontar em vão votar) do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, os candidatos a prefeito de Oeiras, Lukano Sá e Tapety, também estão empatados tecnicamente.
Lukano Sá tem 39,33% das intenções de voto espontâneas dos eleitores de Oeiras e Tapety Neto tem 36% das intenções de voto espontâneas.
Edmilson Carvalho tem 3,33% das intenções de voto espontâneas e Carlão, 0,33% das manifestações de voto espontâneas. Carlão é o candidato mais rejeitado pelos eleitores de Oeiras
A pesquisa Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte revelou que Carlão é o candidato à Prefeitura de Oeiras com maior índice de rejeição entre os eleitores.
34,33% dos eleitores de Oeiras rejeitam o candidato à Prefeitura Municipal, Carlão (PSOL), mas todos os candidatos à prefeito da antiga capital do Piauí dos candidatos têm alto índice de rejeição.
Lukano de Sá tem a rejeição de 32% dos eleitores de Oeiras. Tapety Neto tem a rejeição de 30,33% dos eleitores do município e Edmilson Carvalho tem rejeição de 25,33% dos eleitores oeirenses.
13,33% dos eleitores não rejeita nenhum dos candidatos à Prefeitura de Oeiras 1,67% dos eleitores não sabe ou não opinaram sobre a rejeição aos candidatos.
FONTE: Meio Norte | EDIÇÃO: Fabrício Vieira