Sarah Menezes 'para' Teresina com sua chegada
Sarah Menezes 'para' Teresina com sua chegada

06-08-2012 21:38

Eram 15h29 quando o avião da companhia aérea Gol, voo 1986, desembarcou no aeroporto Petrônio Portela, zona Norte de Teresina trazendo, vindo de São Paulo, a jovem que se tornou orgulho dos piauienses, que entrou para a história do esporte mundial como a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro pela delegação brasileira.

Sarah Menezes, 22 anos, da cabine do avião, tirou da mala uma bandeira do Piauí, a mesma que usou nos jogos olímpicos de Londres, e exibiu na janela. Era a senha que uma verdadeira multidão esperava para iniciar um coro eufórico: "Olêêê, olêêê, olááá, Saraaaaah, Saraaaaah...". O aeroporto ficou pequeno pra tanta gente que queria tocar, tirar uma foto, ganhar um autógrafo ou pelo menos ver a menina de ouro do Piauí.

Campeã olímpica, Sarah bateu a até então dona da medalha de ouro na categoria até 48kg, no Judô, e se consagrou como a melhor do mundo no dia 28 de julho, um sábado, logo após a abertura oficial das Olimpíadas 2012 em Londres. Passou uma semana inteira aproveitando os jogos na Inglaterra, viu três colegas da delegação de judô ficarem com medalha de bronze, e retornou no fim de semana, chegando nesta segunda à sua cidade natal.

EXIBE O OURO PARA A IMPRENSA
Ao descer do avião foi cumprimentada pelo superintendente da Infraero em Teresina, Wilson Estrela, e pelo coordenador estadual de Comunicação Fenelon Rocha. Depois, cercada por um batalhão de cinegrafistas e fotógrafos, exibiu a linda medalha de ouro que conquistou em Londres. Ao encaminhar-se para o saguão do aeroporto, se assustou com a quantidade de piauienses que a esperavam. Nem quis sair no meio da multidão, com medo de algo pior acontecesse. Não com ela, mas principalmente com um monte de crianças que ali estavam.

MULTIDÃO LOTA E GERA TUMULTO...
Saiu escoltada pelo técnico Expedito Falcão, que a colocou nos braços, para finalmente saudar a torcida piauiense. Um empurra-empurra danado, tumulto generalizado, gritaria e correria comuns para qualquer celebridade mundial. Após passar pelo 'mais difícil, subiu no carro do Corpo de Bombeiros para fazer um passeio, em carro aberto, pelas ruas de Teresina. Passou pela avenida Centenário, Praça do Marquês e avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim. Passou cerca de 10 minutos no seu centro de treinamento e depois se encaminhou para o Palácio de Karnak, onde foi homenageada pelo governador Wilson Martins. Somente lá pôde dar uma entrevista coletiva.

SARAH: 'NÃO ESPERAVA POR TUDO ISSO'
"Meu Deus. Não esperava que a cidade inteira fosse parar para me receber. Acho que foi isso que aconteceu. Me surpreendi com a quantidade de pessoas que foram ali para me receber, para comemorar essa conquista. Agora sim a ficha caiu pra mim. Espero que sirva de exemplo para que isso ocorra mais vezes no meu estado", disse Sarah durante a entrevista. Questionada sobre o que pretende fazer a partir de agora, ela disse que o foco vai ser o seu centro de treinamento: "Eu quero ajudar mais pessoas, ajudar a revelar novos talentos no esporte do Piauí. Não é só no judô. No que precisar eu vou ajudar", afirmou. Sempre ao lado do técnico Expedito, este se encarregava de tomar a palavra e defender o esporte piauiense: "Que novas Sarahs apareçam no Piauí. Se não for na próxima olimpíada, em 2016, que nos preparemos para 2020".

Veja as fotos:

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí

Diário do Piauí


FONTE: 180 Graus  |  EDIÇÃO: Fabrício Vieira